11.10.10

Intempestiva - Processo e composição

A canção Intempestiva surgiu de uma conversa via MSN, que tive com Raquel Ramos, cantora aqui de João Pessoa. Há um tempo atrás estávamos conversando, e durante a conversa Raquel disse que tinha vontade de compor, mas não conseguia transformar as ideias em canções, ou letras de canções. Meu processo de composição é bem intuitivo, e reflete minha visão sobre os fatos que acontecem comigo, coisas que sinto, ou episódios que presencio e acredito que sejam de grande importância reproduzi-los. Nada de novo, isto é comum a maioria dos processos de composição de música popular. E o “método das tentativas” sempre foi minha metodologia. Tentar falar, e se comunicar através da música... E na ocasião aconselhei que Raquel fizesse o mesmo. O balbúcio antecede a eloquência.
Depois de dito isto, Raquel começou a soltar frases soltas. Abracei a brincadeira e fui tentando conectar as coisas, acrescentando outras frases que orientavam o que essa letra iria dizer no final. Nesta conversa surgiu a primeira versão da letra, a música veio não sei de onde, mas rapidamente consegui musicar aquele primeiro balbúcio, que dizia sem muita clareza o que a canção diz hoje. Alguns meses depois, imerso no universo de produção do cd Semaforizado, percebi que esta canção era uma peça importante, e que a letra necessitava de adequações para fazer parte do Semaforizado. Hoje a canção intempestiva tem muito pouco das frases soltas que Raquel Ramos e eu soltamos via MSN, mas acredito que diz exatamente o que queríamos dizer.
por Erick de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário